Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Facebook Logo do Flickr Logo do Instagram
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Conheça as deliberações do 10º Congresso Nacional da Psicologia

Postado no dia 14 de outubro de 2019, às 14:16

Conheça as 303 propostas que orientarão os rumos da profissão para os próximos três anos

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) torna público o caderno com as deliberações finais do 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP). O Caderno de Deliberações do 10º CNP é o resultado de todo o processo de trabalho do congresso e servirá como diretriz para elaboração dos planos do trabalho e orçamentário das gestões dos Plenários dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Psicologia para o triênio 2020-2022.

O CNP é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. Ele ocorre a cada três anos e é fruto de um amplo processo democrático, em que todas(os) as(os) psicólogas(os) podem contribuir para o projeto coletivo da profissão. Este ano, o tema do congresso foi “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”.

Mais de 23 mil psicólogas(os) participaram de todo processo desta 10ª edição do CNP, que contou com a realização de 982 eventos preparatórios, 280 pré-Congressos Regionais (Pré-Coreps) e 23 Congressos Regionais (Coreps).

Todo o trabalho de organização das propostas do caderno foi feito a partir de um sistema informatizado, inteiramente desenvolvido pelo CFP, que foi utilizado nos Coreps e durante o 10º Congresso Nacional de Psicologia. O objetivo principal foi dar transparência a todo o processo, sendo possível rastrear as propostas aprovadas no CNP, desde a origem da proposta até a etapa final.

Durante o CNP, todas as propostas foram debatidas nos grupos de trabalho, baseadas nas proposições advindas dos 23 Congressos Regionais, e depois encaminhadas para apreciação do plenário do CNP. Ao todo, foram nove grupos, sendo três por Eixo: Eixo 1 Organização democrática e representativa do Sistema Conselhos; Eixo 2 O diálogo da Psicologia com a sociedade brasileira e suas relações com a democracia e direitos humanos; Eixo 3 Do Exercício Profissional.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *