Confira a NOTA PÚBLICA sobre a unificação de ministérios e a ausência de mulheres, negros e indígenas

Postado no dia 16 de maio de 2016, às 10:24

Nota pública
As entidades de direitos humanos e movimentos sociais do Estado do Espirito Santo vêm a público externar a preocupação com o desmonte do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, que acabará por desarticular as políticas públicas de direitos humanos no Governo Federal, trazendo repercussões irreversíveis nos Estados Federados e sociedade civil.

A medida consiste em ameaça aos direitos humanos, como um todo: igualdade racial, mulheres, LGBT, cultura, juventude, criança e adolescente, proteção às pessoas ameaçadas, segurança alimentar, diversidade religiosa, comunidades tradicionais, memória e verdade, população indígena, população de rua, pessoa com deficiência, pessoa idosa.

A falta de nomeação de mulheres, negros e indígenas para os Ministérios, também revela um retrocesso e postura reacionária.

Não permitiremos retrocessos! Não abrimos mão do controle social, garantidos na Constituição Federal, e reivindicamos o seu fortalecimento para garantir o respeito aos avanços do ordenamento jurídico e nas politicas públicas, já conquistados. Não há democracia numa sociedade se grassar o desrespeito e violação aos direitos humanos.

Seguiremos em fileira, juntos e resistentes, para que as politicas públicas não sejam desarticuladas e feridas de morte. Seguiremos na luta intransigente pelos direitos humanos.

Ampliaremos nossa luta para que as pessoas que mais precisam não sejam vitimas de conflitos de interesses pautados no mercado e no poder.

Por direitos humanos! Pela democracia! Seguiremos lutando!!!

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Espírito Santo
Conselho Estadual dos Direitos Humanos
Movimento Nacional dos Direitos Humanos – ES
Centro de Apoio aos Direitos Humanos “Valdício Barbosa dos Santos”