Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Conferência Nacional dá novo ânimo para trabalhadoras/es lutarem contra desmonte da Assistência Social

Postado no dia 28 de novembro de 2019, às 12:42

CRP-16 participa da CNDAS e de outras agendas em Brasília, contribuindo na defesa do SUAS 

A luta contra o desmonte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) está de fôlego renovado após um importante evento que reuniu trabalhadoras/es e usuárias/os dos serviços, nos dias 25 e 26 de novembro de 2019, em Brasília.

O CRP-16 participou deste momento que foi a Conferência Nacional Democrática de Assistência Social (CNDAS), encerrada em uma audiência pública na Comissão de Legislação participativa, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados na terça-feira, 26. A CNDAS foi marcada por denúncias e protestos contra o desmonte do Suas.

Ainda na capital federal, o Conselho Regional do ES também esteve presente na reunião do Fórum Nacional das/os Trabalhadoras/es do Suas (FNTSUAS), que ocorreu no dia 24 de novembro, sendo preparatória para a Conferência.

Outro momento importante que teve a contribuição do CRP-16 foi a reunião da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), realizada nos dias 23 e 24 também em Brasília, reunindo representantes de todos os Conselhos Regionais do País.

Conferência Democrática
Se a classe trabalhadora ganhou novo ânimo para fazer o enfrentamento do desmonte da política de Assistência Social após a Conferência Nacional Democrática, vale lembrar que ela foi organizada a partir de um ataque do governo federal.

Foi que o governo revogou a realização da 12ª Conferência Nacional Extraordinária de Assistência Social. Em contrapartida, movimentos sociais, usuárias/os e trabalhadoras(es) da Assistência Social realizaram a Conferência Nacional Democrática de Assistência Social (CNDAS) com o tema: “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”.

“O tom da Conferência foi de denúncia e protesto contra o desmonte do SUAS, contra o desfinanciamento desta política. Foi emocionante a participação dos usuários e usuárias do SUAS”, assinalou a conselheira do CRP-16 Daniele do Nascimento Cezine Lacerda.

Ela participou da CNDAS enquanto representante do FNTSUAS. Na reunião do Fórum, a psicóloga representou a Federação Nacional das Psicólogas e dos Psicólogos (Fenapsi) da qual é diretora. E também representou o CRP-16 na reunião da Conpas/CFP. A conselheira Mirna Borges Ramos foi a representante do CRP-16 na Conferência Nacional Democrática.

“A Conferência se afirmou como um espaço importante para a categoria reafirmar seu compromisso com a política, num enfrentamento conjunto com os demais trabalhadores e usuárias ao desmonte que vem sendo feito. E estar junto das usuárias e usuários nesse espaço, numa mesmo luta, só reafirma a importância da unificação da luta de trabalhadoras (es) e usuárias (os) pela garantia do direito a Assistência Social”, destacou a conselheira Mirna.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...