Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CFP lança pesquisa sobre atuação de psicólogas(os) nas Unidades de Acolhimento do SUAS

Postado no dia 8 de outubro de 2020, às 13:09

Por meio do Crepop, questionário on-line ficará disponível até 15 de dezembro

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), abriu um novo questionário on-line, a partir desta segunda-feira (5), para que as(os) psicólogas(os) possam contribuir com a etapa quantitativa da futura publicação “Atuação de psicólogas(os) nas Unidades de Acolhimento Institucional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. O questionário on-line ficará disponível até o dia 15 de dezembro. Acesse a pesquisa aqui.

O questionário online é a ferramenta utilizada pelo Crepop para coleta de dados durante a etapa quantitativa da investigação da prática profissional. O mesmo possui uma abrangência nacional e tem como finalidade cobrir as(os) profissionais em uma determinada política, oportunizando que as(os) mesmas(os) possam contribuir com o processo de construção da Referência Técnica frente a inviabilidade de participar da etapa qualitativa da pesquisa no seu território. Saiba mais sobre o processo de elaboração de referências técnicas do CREPOP aqui e aqui.

A participação é voluntária e consiste na resposta aos itens do questionário composto por questões fechadas e abertas que permitam investigar a inserção das(os) psicólogas(os) nos Serviços de Acolhimento do SUAS. Dados pessoais ou quaisquer informações que possam gerar identificação não serão disponibilizados em hipótese alguma, assegurando a confidencialidade, o sigilo e a privacidade daquelas(es) que fizerem parte da pesquisa.

Segundo o Censo SUAS 2018, são 4.260 psicólogas(os) atuando nos Serviços de Acolhimento Institucional do Sistema Único de Assistência Social. Segundo o SUAS, o acolhimento é realizado em diferentes tipos de equipamentos, destinado a famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral. A organização do serviço deverá garantir privacidade além do respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.

Estão abarcados na pesquisa os seguintes Serviços de Acolhimento Institucional: Abrigo institucional; Casa-Lar; Casa de Passagem; Residência Inclusiva; Serviço de Acolhimento em República; Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

Fonte: CFP.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...