Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Facebook Logo do Flickr Logo do Instagram
Logo do Conselho Regional de Psicologia

CFP lança pesquisa sobre atuação de psicólogas(os) nas Unidades de Acolhimento do SUAS

Postado no dia 8 de outubro de 2020, às 13:09

Por meio do Crepop, questionário on-line ficará disponível até 15 de dezembro

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), abriu um novo questionário on-line, a partir desta segunda-feira (5), para que as(os) psicólogas(os) possam contribuir com a etapa quantitativa da futura publicação “Atuação de psicólogas(os) nas Unidades de Acolhimento Institucional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. O questionário on-line ficará disponível até o dia 15 de dezembro. Acesse a pesquisa aqui.

O questionário online é a ferramenta utilizada pelo Crepop para coleta de dados durante a etapa quantitativa da investigação da prática profissional. O mesmo possui uma abrangência nacional e tem como finalidade cobrir as(os) profissionais em uma determinada política, oportunizando que as(os) mesmas(os) possam contribuir com o processo de construção da Referência Técnica frente a inviabilidade de participar da etapa qualitativa da pesquisa no seu território. Saiba mais sobre o processo de elaboração de referências técnicas do CREPOP aqui e aqui.

A participação é voluntária e consiste na resposta aos itens do questionário composto por questões fechadas e abertas que permitam investigar a inserção das(os) psicólogas(os) nos Serviços de Acolhimento do SUAS. Dados pessoais ou quaisquer informações que possam gerar identificação não serão disponibilizados em hipótese alguma, assegurando a confidencialidade, o sigilo e a privacidade daquelas(es) que fizerem parte da pesquisa.

Segundo o Censo SUAS 2018, são 4.260 psicólogas(os) atuando nos Serviços de Acolhimento Institucional do Sistema Único de Assistência Social. Segundo o SUAS, o acolhimento é realizado em diferentes tipos de equipamentos, destinado a famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral. A organização do serviço deverá garantir privacidade além do respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.

Estão abarcados na pesquisa os seguintes Serviços de Acolhimento Institucional: Abrigo institucional; Casa-Lar; Casa de Passagem; Residência Inclusiva; Serviço de Acolhimento em República; Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

Fonte: CFP.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.