Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Atuação na Socioeducação em meio à pandemia de covid-19: confira notas do CFP e do Cepet-ES

Postado no dia 16 de abril de 2020, às 22:22

Conselho Federal traz orientações para psicólogas/os que trabalham na área. Trabalhadoras/es e condições de trabalho são destaques em texto do Conselho de Prevenção à Tortura

“A Psicologia, inserida nas mais diversas políticas públicas, inclusive no sistema socioeducativo, demanda, para além dos procedimentos éticos e técnicos de responsabilidade da categoria, a intervenção mediante gestores e governos dos estados, propondo ações para garantir espaços seguros e salubres a funcionários, familiares e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa”.

Esse é um dos trechos da nota do Conselho Federal de Psicologia (CFP) de orientação a psicólogas e psicólogos que atuam em Sistema Socioeducativo, diante dos impactos gerados pela pandemia do Coronavírus. A íntegra do texto pode ser conferida neste link.

O Comitê Estadual para a Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo (Cepet-ES) também divulgou uma nota pública sobre atuação de trabalhadores durante a pandemia de covid-19. O Cepet-ES ressalta os quadros de superlotação e insalubridade, bem como o histórico de violações de direitos de adolescentes nas unidades de medidas socioeducativas do Estado. O Comitê chama atenção também para as condições de trabalho.

“O Cepet/ES se mostra, igualmente, preocupado com a saúde e as condições de trabalho de todos os servidores que atuam nas Unidades Socioeducativas e Prisionais, reconhecendo como imprescindível o fornecimento de equipamentos de proteção individual e a criação de protocolos de atuação em promoção de saúde”.

A nota do Cepet-ES pode ser conferida neste link. 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...