Comissão Eleitoral do CRP-16 será eleita neste sábado, 27

Postado no dia 26 de janeiro de 2016, às 17:48

Assembleia geral da categoria vai eleger as/os membros da CRE, responsável por conduzir os trabalhos para eleição do V Plenário do Conselho

A assembleia geral da categoria vai eleger a Comissão Regional Eleitoral (CRE) do CRP-16, que será responsável por todas as atividades eleitorais, que vão culminar com a eleição da gestão do V Plenário do Conselho.

A assembleia será realizada neste sábado, 27, na sede do CRP-16, com primeira convocação às 08h30, e segunda convocação, às 09h. O teto para finalização dos trabalhos é de 1 hora a partir do início da reunião.

A CRE deverá ser composta por, no mínimo, três psicólogas(os) efetivas(os) e seus respectivos suplentes. Elas(es) precisam estar inscritas(os), ativas(os) e adimplentes no CRP-16, e em pleno gozo de seus direitos profissionais e não podendo estar exercendo o cargo de conselheira(o) regional.

“Convidamos toda a nossa categoria a participar da assembleia para elegermos a Comissão Eleitoral que vai organizar todas as atividades referentes às eleições do CRP-16, que será realizada no Dia da Psicóloga e do Psicólogo, 27 de agosto”, convoca a presidente do Conselho, Barbara Lara de Araújo Merçoni.

Ela lembra que a CRE do CRP-16 vai trabalhar junto da Comissão Nacional Eleitoral, que vai conduzir o pleito para o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

“Agenda, prazo para inscrição e impugnação de chapas, período de divulgação das chapas, reuniões da Comissão, tudo isso será definido pela CRE em parceria com a Comissão Nacional”, pontua a psicóloga.

A presidente reforça a convocação para assembleia, lembrando o compromisso ético que os membros da CRE devem ter.

“É muito importante a participação profissional neste espaço de definição política do nosso Conselho. As psicólogas e os psicólogos eleitos para a Comissão precisam ter o compromisso de fazer uma eleição limpa, transparente e pautada nos princípios  éticos da nossa profissão”, ratifica a presidente.

Confira abaixo a matéria com mais informações sobre a assembleia geral, divulgada pelo CRP-16 no dia 26 de janeiro de 2016

Assembleia geral vai eleger comissão eleitoral no dia 27 de fevereiro
Eleitos vão gerenciar processo eleitoral para o Conselho Regional da 16ª Região – ES

O CRP-16 realizará no dia 27 de fevereiro, a partir das 8h30, uma Assembleia Geral Extraordinária para a eleição da Comissão Regional Eleitoral (CRE) e convida a categoria para que participe do processo.

O edital de convocação será publicado nesta quarta-feira, 27, no Diário Oficial do Estado e o processo será norteado pela Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 004/2015, de 02/07/2015.

Clique aqui e confira a resolução.

Clique aqui e confira a publicação do edital de convocação da Assembleia Extraordinária no Diário Oficial do ES (27 de janeiro de 2015).

Confira a íntegra do convite do CRP-16

Caras(os) Psicólogas(os):

Considerando a realização de Eleição para o Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região – ES, em 27 de agosto de 2016, vimos convidá-las(os) a participarem da Assembleia Geral Extraordinária que se realizará no dia 27 de fevereiro de 2016 (sábado), a partir das 08h30min., em primeira convocação e às 09 horas, em segunda convocação, independentemente do quórum anteriormente estabelecido, na sede desta entidade, para a eleição da Comissão Regional Eleitoral (CRE).

Nos termos dos artigos 18 e 19 da Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 004/2015, de 02/07/15, compete à Comissão Regional Eleitoral: I – estudo das normas contidas no Regimento e anexo; II – apropriação do Cronograma Eleitoral e demais instruções divulgados pelas Comissões Regular e Especial do CFP; III – leitura dos Processos Eleitorais de eleições anteriores; IV – planejamento dos procedimentos para funcionamento das eleições, com vistas ao atendimento das demandas e dos prazos; V – confecção dos documentos básicos como modelos de Editais, de formulários para inscrição, de cédulas para votos por correspondência, publicização do voto online (esclarecimentos para o voto online), notas informativas, dentre outras regulamentadas pelo anexo; VI – preparação de lista de questões, se for o caso, para esclarecimentos durante o Encontro com Presidentes das Comissões Regionais Eleitorais (CREs), promovido pelo CFP; VII – apresentação do Plano de Trabalho com respectivo orçamento à Diretoria do CRP para análise, aprovação e providências; VIII – outras em função das demandas e referentes às suas atribuições.

O Art. 20 estabelece que após nomeação de todas as Comissões Regionais Eleitorais, as Comissões Regular e Especial do CFP promoverão o Encontro com as(os) Presidentes das Comissões Regionais Eleitorais para orientação, solução de dúvidas e unificação de procedimentos comuns.

Para integrar a Comissão Regional Eleitoral, nos termos do artigo 10º da Resolução nº 004/2015 deverá ser composta por, no mínimo, 3 (três) psicólogas(os) efetivas(os) e seus respectivos suplentes, além de estar em pleno gozo de seus direitos profissionais e não podendo estar exercendo o cargo de Conselheira(o) Regional.

O referido Regimento Eleitoral encontra-se à disposição das(os) interessadas(os) na sede e no site do Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região – ES.

Atenciosamente,

BÁRBARA LARA DE ARAÚJO MERÇONI