Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Apaf reconhece Avaliação Psicológica como especialidade em Psicologia

Postado no dia 21 de dezembro de 2018, às 12:47

Reconhecimento é demanda antiga da categoria e a Avaliação Psicológica apresenta um conjunto de métodos, técnicas e procedimentos suficientes que a sustentam como uma especialidade

A Avaliação Psicológica foi reconhecida como especialidade em Psicologia neste domingo (16) pelo Sistema Conselhos de Psicologia durante a Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) em Brasília.

Segundo a conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Daniela Zanini, o reconhecimento da especialidade pelo Sistema Conselhos é uma demanda antiga das(os) psicólogas(os) e a Avaliação Psicológica apresenta um conjunto de métodos, técnicas e procedimentos suficientes que a sustentam como uma especialidade.

A Avaliação Psicológica é um processo complexo e exige de profissionais da Psicologia habilidades e conhecimentos para: identificar o construto a ser avaliado; selecionar a melhor forma de medi-lo, determinando quais os instrumentos mais adequados ao contexto específico que pretende avaliar; reunir as informações obtidas; e integrá-las de forma a contribuir para a compreensão do funcionamento do indivíduo e sua relação com a sociedade. “O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos, o SATEPSI, tem 15 anos e nesse tempo a avaliação psicológica cresceu muito e hoje no Brasil tem um reconhecimento significativamente maior”, afirma.

Esse reconhecimento se vê expresso nas diferentes áreas de atuação da(o) psicóloga(o). Um exemplo disso é que das 23 entidades que compõem o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) 21 assinaram uma nota de apoio pela aprovação da especialidade em Psicologia, que foi lida durante a votação na Apaf.

Encaminhamentos
Após a aprovação da especialidade, os membros da Apaf decidiram por criar um Grupo de Trabalho para tratar a escrita da resolução que estabelecerá os critérios da especialidade de Avaliação Psicológica.

Fonte: CFP. 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...