Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Facebook Logo do Flickr Logo do Instagram
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Inscrição

INSCRIÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Conforme a Resolução Nº 05 de 07 de abril de 2020 do Conselho Federal de Psicologia, que dispõe sobre as alterações, de caráter temporário e de urgência, realizadas em virtude das medidas sanitárias necessárias devido a pandemia da COVID-19 e com interesse de possibilitar o atendimento administrativo das demandas da categoria, o requerimento de inscrição poderá ser realizado de maneira on-line, durante o tempo em que durar as restrições de quarentena e isolamento social consequentes da pandemia da COVID-19.

O requerimento de inscrição de pessoa física deverá ser acompanhado com os documentos necessários digitalizados (abaixo listados), em formato PDF, bem como do termo de declaração de veracidade das informações prestadas.


Toda documentação deve ser encaminhada para o e-mail 
contato@crp16.org.br.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Conforme Art. 1º da Resolução CRP-16 Nº 002/2021 o requerimento de inscrição de pessoa física será instruído com os seguintes documentos:

Obs. 1: Não serão abertos processos de inscrição neste Conselho com pendência na documentação, bem como só será finalizado mediante ao pagamento da taxa de inscrição.

Obs. 2: Os documentos deverão ser apresentados no CRP-16, em original, com cópia autenticada pelo Conselho Regional de Psicologia, o qual devolverá o original e reterá a cópia autenticada.

Obs. 3: A documentação solicitada também poderá ser enviada pelos Correios, neste caso, os documentos apresentados deverão ser cópias autenticadas por cartório competente.

Obs. 4: O documento de identificação não será aceito em mau estado de conservação, com prazo de validade expirado, ou se não contiver o nome atualizado em razão de qualquer alteração. Ou seja, os documentos deverão estar atualizados, não podendo apresentar divergência de dados entre si, com exceção do diploma ou documento substituído, em virtude da mudança de estado civil ou por determinação judicial.

Obs. 5: Caso o comprovante de endereço não esteja no nome da(o) psicóloga(o) ou dos pais ou do cônjuge ou do companheiro(a) com união civil oficial devidamente comprovada, este deverá ser acompanhado de declaração assinada pelo respectivo titular.

TAXA DE INSCRIÇÃO E ANUIDADE
A taxa de inscrição de registro de pessoa física é de R$ 51,53 (cinquenta e um reais e cinquenta e três centavos) e será enviada após o número de protocolo ser gerado. Por sua vez, a anuidade integral é de R$ 522,10 (quinhentos e vinte dois reais e dez centavos), a qual deverá ser cobrada proporcional ao mês da efetivação da inscrição. Os pagamentos são realizados via boleto bancário, o qual será enviado por e-mail pelo setor de atendimento.