Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

Oficina Nacional de riscos e desastres: “você se preocupa em procurar as saídas de emergência em uma sala de cinema”?

Postado no dia 24 de fevereiro de 2016, às 18:26

Ter esse cuidado é bem comum entre profissionais que atuam nas emergências e desastres. Simulado ratifica que atuação da Psicologia vai bem além do “fazer psicológico” em ações na área

Profissionais e estudantes lotam auditório da UVV, em Vila Velha

Auditório lotado. Mais de 350 participantes acompanham evento no teatro da UVV, em Vila Velha

Ao entrar em uma sala de cinema lotada, você se preocupa em observar onde estão localizadas as saídas de emergência? Em alguma grande aglomeração de rua, você se preocupa em saber para onde ir caso haja alguma confusão, algum corre-corre? Esses cuidados, em situações do dia-a-dia de qualquer pessoa, são bastante comum entre profissionais que atuam nas emergências e desastres.

As psicólogas Eliana Márcia Torga e Maria Helena Franco revelaram que têm esse tipo de preocupação durante suas palestras na “Oficina Nacional Gestão Integral de Riscos e Desastres: da prevenção à recuperação”, promovida pelo CRP-16 em parceria com a Comissão Nacional de Psicologia na Gestão de Riscos e Desastres do Conselho Federal de Psicologia (CFP), realizada no dia 19 de fevereiro, no Teatro da Universidade Vila Velha (UVV), em Vila Velha. O local ficou lotado por mais de 350 psicólogas, psicólogos, estudantes, profissionais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do ES, entre outros que atuam na área.

Eliana e Maria Helena integram a Comissão Nacional do CFP, que já havia realizado cinco oficinas pelo País, nos moldes da que aconteceu na UVV: no Pará (Belém), em Pernambucano (Recife), em Santa Catarina (Itajaí), em Goiás (Goiânia) e no Rio de Janeiro (capital). Já há outras previstas para São Paulo e Minas Gerais, inclusive.

Presidente do CRP-16 lembra que evento é preparatório ao IV Corep, destacando a forte atuação política do Conselho na área

Presidente do CRP-16 lembra que evento é preparatório ao IV Corep, destacando a forte atuação política do Conselho na área

Aqui no Estado, a oficina foi bem avaliada pelos participantes, tendo cumprido o seu objetivo de trabalhar como a gestão integral de riscos e desastres deve incidir na formação das psicólogas(os), as(os) preparando para esse tipo de demanda. O simulado, ao final do evento, comprovou que a Psicologia deve ir bem além do seu próprio fazer profissional na atuação nas emergências e desastres. As palestras, por sua vez, mostraram que não adianta querer ser um semideus, que não basta apenas ter vontade de atuar em situações de riscos e desastres. E também que todas as áreas da Psicologia devem se atentar para a questão.

A Oficina Nacional foi mais um evento do CRP-16 de mobilização para o IV Congresso Regional de Psicologia (Corep – ES), que é a etapa regional do IX Congresso Nacional de Psicologia (CNP). O CNP traça diretrizes para atuação política de todo o Sistema Conselhos de Psicologia para os próximos três anos.

Palestras falam sobre a formação e atuação das psicólogas e psicólogos em situações de emergências e desastres

Palestras falam sobre a formação e atuação das psicólogas e psicólogos em situações de emergências e desastres

Durante o evento, as psicólogas e os psicólogos presentes contribuíram, apresentando propostas ao IV Corep, atendendo à solicitação que a presidente do CRP-16, Barbara Lara de Araújo Merçoni, fez na abertura da oficina. Barbara lembrou ainda qual seria o foco da Oficina promovida pelo CRP-16 em parceria com a Comissão Nacional.

“Aqui, vamos tratar da questão da lama de rejeitos de minério da Samarco, chamando atenção para o iminente risco do rompimento da barragem de Germano, que é um reservatório maior que o de Fundão”, afirmou.

A presidente reforçou a forte atuação política do Conselho nesta área.

“Essa atividade reforça a luta política do CRP-16, que tem se destacado em promover ações voltadas para emergências e desastres, sendo mais um passo do nosso Conselho Regional em promover o debate e discutir e aprofundar ações voltadas para o tema de emergências e desastres”, frisou.

A mesa de abertura contou também com a presença de representantes do Governo do Estado e da professora e coordenadora do curso de Psicologia da UVV, Luciana Bicalho.

Palestras
12715677_957517377618610_7603205828777805029_n

“Toda a área da Psicologia precisa aparecer”: Veja aqui como foi a palestra da coordenadora da Comissão Nacional do CFP, Eliana Torga.

1801239_957563777613970_8815697508628606861_o

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil apresentam Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do ES: Confira aqui as palestras do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, coronel BM Carlos Marcelo D’Isep Costa (foto), e do coordenador adjunto estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo, tenente-coronel BM Hekssandro Vassoler.

maria_helena

Formação profissional para atuação em riscos e desastres: “É preciso quebrar os paradigmas” – Leia aqui sobre a palestra da membro da Comissão Nacional, Maria Helena Pereira Franco.

Simulado

Simulação é bem avaliada pela coordenadora da Comissão

Simulação é bem avaliada pela coordenadora da Comissão

Após as palestras, foi realizada a mobilização para o simulado de gestão integral de riscos e desastres. Os participantes se dividiram em seis grupos: equipe de saúde mental local; Conselho Regional de Psicologia; instituições de ensino superior; grupo de voluntários; Comitê Operativo de Vigilância em Saúde; e Comitê Gerencial de Crise.

A simulação foi sobre o rompimento da barragem de Germano, localizada próxima à barragem de Fundão, que colapsou, em novembro de 2015.

Depois das decisões tomadas pelas equipes, os representantes de cada uma delas participaram de uma “coletiva de imprensa” com perguntas feitas pelas representantes da Comissão Nacional. A coordenadora ficou satisfeita com o resultado.

“O simulado é sempre uma “brincadeira séria”, e as pessoas começam a perceber todo o gerenciamento, a logística, todas as questões que precisam ser levantadas para trabalhar no desastre. E também que não podemos pensar apenas em termos “qual o meu fazer como psicólogo?”. Mas é um raciocínio bem mais amplo e isso é muito importante”, avaliou Eliana.

Confira aqui mais imagens da oficina.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...