Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

50 anos do Caso Araceli e 23 anos do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Postado no dia 11 de maio de 2023, às 18:34

Terceiro vídeo divulgado nas redes em 25 de maio de 2023


A conselheira da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-16, Danielly Abreu Xavier (CRP-16/533) apresenta o vídeo: “A prática da psicóloga no enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Este é o terceiro episódio da série que o Conselho vem produzindo sobre o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes (18 de maio). A data foi instituída pela Lei Federal 9.970, em 2000. Ela foi criada em razão do cruel assassinato de uma garota de aproximadamente 8 anos, chamada Araceli Cabrera Sánchez Crespo. Em 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo, o corpo de Araceli foi encontrado com sinais de tortura, abuso e estupro.

Neste vídeo, a psicóloga da COF do CRP-16 aponta que as/os psicólogas/os têm a responsabilidade de realizar uma escuta acolhedora, qualificada, sem julgamentos, visando possibilitar a “ressignificação desse trauma”.

Danielly aponta, ainda, que as/os psicólogas/os precisam realizar a notificação compulsória, que é encaminhada para as vigilâncias epidemiológicas dos nossos municípios.

Na postagem, aparecem um documento do @conselhofederaldepsicologia e um vídeo do projeto CRP-16 Orienta.

>>> Discussões sobre Depoimento Especial no Sistema Conselhos de Psicologia
Link: bit.ly/3IHZNxz

>>> CRP-16 Orienta: notificação compulsória de violência contra crianças e adolescentes 
Link: clique aqui e acesse o vídeo na playlist CRP-16 Orienta do YouTube do CRP-16.

Próximo vídeo. O próximo post da série está previsto para a quinta-feira, 1º de junho, com o tema: “Desafios e perspectivas, reflexão, lugar do profissional”.

Aguarde e confira! Os vídeos já divulgados podem ser acessados na seção Reels no Instagram do CRP-16.

As publicações são organizadas pelas comissões de Políticas Públicas e Sociais e de Direitos Humanos do CRP-16.

Faça Bonito! Acesse e conheça esta importante campanha: facabonito.org.

#18demaio #diadecombateaoabusoeexploraçãosexualdecriançaseadolescentes #façabonito

Primeiro vídeo divulgado nas redes 11 de maio de 2023
Há 50 anos, em 18 de maio de 1973 na cidade de Vitória, no Espírito Santo, uma garota de aproximadamente 8 anos, chamada Araceli Cabrera Sánchez Crespo, foi encontrada com sinais de tortura, abuso e estupro. Até hoje esse crime não possui solução, está inconcluso e sem as devidas responsabilizações dos acusados.
Em razão deste crime bárbaro, em 2000, foi criado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes (Lei Federal 9.970/2000), lembrado no dia 18.
Neste vídeo, a psicóloga Júlia Carvalho dos Santos (CRP-16/4810), conselheira coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do VII Plenário do CRP-16, lembra o “Caso Araceli”, que teve grande repercussão na imprensa capixaba e nacional à época. E que acabou não sendo solucionado pela Justiça. Ela destaca ainda sobre a campanha nacional “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”.
A campanha é convocada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Rede Ecpat Brasil e parceiros. “O objetivo é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual”.
Para saber mais sobre a campanha, acesse: facabonito.org.
Mais vídeos
Em lembrança ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, o CRP-16 fará mais postagens em referência à data. O tema da próxima publicação prevista para 18/05 é “A importância do Sistema de Garantias de Direitos no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
As publicações são organizadas pelas comissões de Políticas Públicas e Sociais e de Direitos Humanos do CRP-16.
Links das referências 

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

...