Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Facebook Logo do Flickr Logo do Youtube
Logo do Conselho Regional de Psicologia

2018 é ano da formação em Psicologia: diretrizes curriculares dos cursos de graduação serão revisadas

Postado no dia 26 de Janeiro de 2018, às 12:37

Sistematização será encaminhada ao conselhos nacionais de Saúde e de Educação e ao MEC. CRP-16 fará duas reuniões preparatórias para contribuir com o processo de revisão das DCNs

CFP_post_AnoDaFormação-1-768x768

2018 será o ano da formação em Psicologia! O Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Associação Brasileira de Ensino e Psicologia (Abep) e a Federação Nacional das/os Psicólogas/os (Fenapsi) vão promover atividades com objetivo de fazer, de forma democrática, a revisão das diretrizes curriculares nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em Psicologia de todo o País. A sistematização das atividades será encaminhada ao conselhos nacionais de Saúde (CNS) e de Educação e submetida formalmente ao Ministério da Educação (MEC).

Esta construção terá participação ativa da categoria, em todo País, já que vão ocorrer encontros locais, regionais e o nacional. Por meio da Comissão de Educação e de outras comissões do CRP-16, o Conselho realizará dois eventos no mês de fevereiro.

As duas reuniões preparatórias do CRP-16 são:

Sábado, 24, às 14h “Transversalidades Afirmativas: Diversidades curriculares em Gênero, Raça e Sexualidades”

Quarta-feira, 28, às 19h, “Diretrizes Curriculares Nacionais: Desafios para uma formação integral”.

Ambas serão realizadas na sede do CRP-16, no Edifício Eldorado Center, Praia do Suá, Vitória-ES. Favor confirmar a sua presença pelo e-mail crp16@crp16.org.br.

Além dessas duas reuniões, no sábado, 17, das 9h às 16h, será realizada reunião preparatória mobilizada pela Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, no auditório da Academia de Polícia Civil (Acadepol), localizada na Av. Vitória, nº 2382. Para confirmar participação neste evento, envie um e-mail para dcnspsicologiaes@gmail.com, informando seu nome, modalidade (aluna(o); professor(a); coordenador (a) ou profissional de Psicologia) e Instituição.

“Vamos fazer a discussão em nosso Estado para termos a contribuição das psicólogas e dos psicólogos da Educação e também de estudantes de Psicologia do Espírito Santo. E depois vamos participar do encontro da Região Sudeste e na sequência será realizado o Encontro Nacional, em Brasília”, ressalta o presidente do CRP-16 e integrante da Comissão de Educação, Diemerson Saquetto.

O encontro da Região Sudeste está previsto para o dia 21 de abril, em São Paulo. Nele, professoras/es e estudantes de Psicologia dos estados do Sudeste vão colaborar com as discussões das DCNs.

Encontro Nacional e consulta pública
O processo de discussão das DCNs conta com um cronograma de reuniões regionais em todo o País. O calendário contempla, ainda, o Encontro Nacional, previsto para o dia 5 de maio, em Brasília.

O material elaborado no Encontro Nacional será objeto de uma consulta pública, cujo resultado está marcado para o dia 10 de junho.

Após isso, o material será divulgado e submetido ao Conselho Nacional de Saúde, ao Conselho Nacional de Educação e ao MEC. A previsão é de que isso aconteça no dia 30 de junho.

Confira o cronograma do ano de formação da Psicologia:
Reuniões preparatórias – até 28 de fevereiro
Encontro Regional Norte no AM – 17 de março
Encontro Regional Centro-Oeste no MS – 24 de março
Encontro Regional Nordeste em PE – 7 de abril
Encontro Regional Sul em SC – 14 de abril
Encontro Regional Sudeste em SP – 21 de abril
Encontro Nacional em Brasília – 5 de maio
Consulta pública do material elaborado no Encontro Nacional – até 20 de maio
Resultado da consulta pública – 10 de junho
Divulgação do documento final, que deverá ser submetido formalmente ao CNS e ao MEC – 30 de junho

Baixe a cartilha Ano da Formação em Psicologia com a apresentação, o regulamento e o formulário para o envio de propostas.

Para obter mais informações sobre as reuniões preparatórias e o envio de propostas, envie uma mensagem para dcnpsi@cfp.org.br.

CompartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someonePrint this page

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.