Envelope laranja e branco Impressora laranja e branca Mapa do Site Tamanho da Fonte Ícone de + para aumentar a fonte Ícone de A para retornar à fonte padrão Ícone de + para diminuir a fonte Contraste Ícone habilitar contraste Ícone desabilitar contraste
Logo do Conselho Regional de Psicologia

10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos: Conselho reforça a importância da luta em defesa de uma sociedade mais justa, plural e igualitária

Postado no dia 9 de dezembro de 2016, às 16:14

Senado realiza audiência pública em comemoração à data com homenagem ao psicólogo Marcus Vinicius

crp_dh

Em tempos de retirada de direitos sociais, de guerras, conflitos étnicos e religiosos e da extrema pobreza gerando fluxos migratórios em diversas partes do mundo, de fundamentalismo e intolerância e outras formas de violência torna-se cada vez mais imprescindível a defesa intransigente dos direitos humanos e a sua ampla promoção. E neste sábado, 10 de dezembro de 2016, é momento para ratificar e fortalecer essa luta. É que nesta data se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data instituída em 1950, dois anos após a Organização das Nações Unidas instituir a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

“Compreendemos como de fundamental importância a festividade da Declaração Universal dos Direitos Humanos como um passo importante da sociedade global, que após as intempéries da segunda guerra mundial, buscou defender as diversidades humanas como bem inalienável e que precisavam de tutela. Não é possível uma sociedade que se faça por meio de atos discriminatórios e de exclusão. Não é possível que a humanidade avance por meio de medidas fundamentalistas e violentas. Desse modo, voltarmo-nos para os direitos humanos representa um diagnóstico coerente de como a sociedade, mesmo depois de tantos anos da promulgação desta importante declaração, ainda precisa avançar para consolidar-se enquanto uma sociedade que se quer justa e igualitária”, argumenta o conselheiro-presidente do CRP-16, Diermerson Saquetto.

Segundo o psicólogo, é necessária a continuidade da luta em favor da promoção dos direitos humanos diante das diversas violências cometidas ao longo da história da humanidade e que ainda estão presentes nos dias de hoje.

“(Violências que) estão presentes de outros modos nas violências naturalizadas no cotidiano contra as quais devemos lutar. Muito se tem avançado por meio das lutas dos movimentos sociais, todavia essa luta se faz contínua e que, em tempos obscuros como os atuais, deve ser ampliada”, afirma Saquetto.

A importante relação entre a Psicologia e os direitos humanos também foi analisada pelo presidente do CRP-16.

A Psicologia, desde sua gênese enquanto ciência e profissão, esteve alinhada e comprometida com a minimização das violências e desrespeito às individualidades. O ser humano é plural e belo por sua diversidade de culturas, etnias, gêneros, manifestações ideológicas e religiosas. O desenvolvimento da humanidade e mesmo o da Psicologia não serão possíveis em ambientes de segregação como os que temos visto por fenômenos, como: a criminalização da pobreza e a patologização das subjetividades”, frisa o conselheiro.

Ele lembra ainda o comprometimento da atual gestão do Conselho de Psicologia do ES com os direitos humanos.

O V Plenário do CRP-16, desde a sua constituição, compreende-se como espaço de diálogo e da atenta relação entre a Psicologia e a defesa dos direitos humanos. Os saberes e práticas psicológicas entendem o humano não como objeto de pesquisa, mas como principal bem a ser protegido. O CRP-16 reforça o seu compromisso de alinhamento com os movimentos sociais em defesa das políticas públicas e dos direitos humanos”, assinala o presidente do Conselho.

Audiência pública e homenagem a Marcus Vinicius
O CRP-16 divulga para a categoria profissional a realização da audiência pública em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos e da Declaração Universal dos Direitos Humanos – 10 de dezembro. Realizado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, o evento será nesta segunda-feira, 12 de dezembro de 2016, a partir 09 horas, no Anexo II, Ala Senador Nilo Coelho, no Plenário 6, em Brasília.

Marcus Vinícius de Oliveira Silva

Professor e psicólogo, assassinado no início deste ano, será homenageado no Senado, nesta segunda-feira, 12

A audiência contará com uma homenagem ao psicólogo Marcus Vinicius de Oliveira, assassinado em fevereiro de 2016.

“Movido este espírito, fazemos memória agradecida do grande ativista, professor e psicólogo Marcus Vinícius, que por seu ativismo em defesa dos direitos humanos inspira-nos na construção de uma humanidade comprometida na minimização das desigualdades e na edificação de práticas e saberes em defesa dos direitos humanos”, pontua o presidente do CRP-16, Diermerson Saquetto.

Na rede. As psicólogas e os psicólogos interessadas/os podem acompanhar a audiência pública pela página do Senado. Confirme sua presença e participe! Veja como: Portal e-Cidadania  e Alô Senado: 0800-612211. Clique aqui e veja mais detalhes sobre a audiência.

Dia Internacional dos Direitos Humanos*
10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída em 1950, dois anos após a Organização das Nações Unidas (ONU) adotar a Declaração Universal do Direitos Humanos como marco legal regulador das relações entre governos e pessoas. Com esse ato, mais do que celebrar, a ONU visava destacar o longo caminho a ser percorrido na efetivação dos preceitos da declaração.

*Com informações da página do Ministério Público Federal.

Os comentários não refletem a opinião do CRP-16 sobre o assunto e são de inteira responsabilidade de seu autor, que poderá responder à Justiça caso cometa injúria, calúnia, difamação ou agressão a outrem e a esta autarquia, conforme os Termos e Condições de Uso do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

...